GRUPO DE ESTUDOS
O Diário Clínico de Ferenczi - da Experimentação à Experiência
com Luiza Moura
É com prazer que o PERCURSO PSICANÁLISE anuncia a abertura de inscrições para o minicurso "O Diário Clínico de Ferenczi: da experimentação à experiência, que será realizado nos dias 20 e 27 de junho, das 20:00 às 21:30 (horário de Brasília).
20 e 27 de junho de 2022
20h00 às 21h30 (Brasília)
Vagas limitadas
EMENTA
O mini-curso “O Diário Clínico de Ferenczi: da experimentação à experiência” tem como objetivo refletir sobre as relações e a interioridade deste analista, expressos nas contribuições teóricas e clínicas dos seus últimos meses de vida.
O Diário Clínico (Ferenczi, Martins Fontes, 1990) compreende anotações de janeiro a outubro de 1932. É uma obra intimista, na qual o analista húngaro se percebe livre para apresentar suas inquietações. Temas como desamparo, choque traumático, clivagem do eu, autoplastia e a insensibilidade do analista ocupam o pensamento de Ferenczi.
Neste período, o autor se entrega a experimentos de ‘análises mútuas’. Nesta jornada, Ferenczi vai até as últimas consequências para tentar neutralizar a ‘hipocrisia do analista’, buscar a antítese da ‘confusão de língua’ e falar a ‘língua da infância’.
Desnudo e confessional, ocupando também o lugar de analisando, Ferenczi se propõe a estabelecer o máximo de confiabilidade na relação.
Porém, surgem pontos críticos, sobre sigilo, responsabilidade e responsabilização, que o lançam de volta ao perigo da ‘confusão de língua’.
Ferenczi, por fim, levanta questionamentos sobre a ‘análise mútua’, mas, suas inquietações, seguem abrindo caminhos em direção à clínica contemporânea.
A proposta do mini-curso é de acompanharmos seu pensamento, nestes últimos meses, e refletirmos sobre o lugar que a mutualidade ocupa na nossa pratica atual.
Afinal, num encontro íntimo, no qual uma análise genuína acontece, o analista, inevitavelmente, irá experienciar a sua própria transformação.
Sobre a ministrante do minicurso
Luiza Moura
Psicologa clínica e bacharel em Comunicação Social.
Membro fundador dos Seminários Winnicott/Poa e do Comitê S. Ferenczi. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi.
Autora dos livros, 'Ferenczi e Winnicott: análise de adultos na língua da infância' e 'Uma coisa bem pequena e sem nome'. Coautora dos livros ‘Breve ensaio sobre a maldade’, ‘Paixão e criatividade: estudos sobre Frida Kahlo Camille Claudel e Coco Chanel’, entre outros.
LEITURAS DE REFERÊNCIA
- Prefácio do Diário Clínico (Judith Dupont in Diário Clínico de S. Ferenczi, 1985)
- Anotações de 12 de janeiro e 24 de janeiro de 1932 (Sándor Ferenczi, Diário Clínico, 1985) e Verbete “Orpha” (Haydée Kahtuni e Gisela P. Sanches, Dicionário do pensamento de S. Ferenczi, 2009)
- Anotações de 1 maio e 5 de maio (Sándor Ferenczi, Diário Clínico, 1985) e Verbete “Análise mútua” (Haydée Kahtuni e Gisela P. Sanches, Dicionário do pensamento de S. Ferenczi, 2009)
- (11.11) Anotações de 12 de maio, 18 de junho e 19 de junho (Sándor Ferenczi, Diário Clínico, 1985) e Verbete “Amor” (Haydée Kahtuni e Gisela P. Sanches, Dicionário do pensamento de S. Ferenczi, 2009)
Inscreva-se agora e garanta sua vaga!
VAGAS LIMITADAS!
Atenção
Fique atento para o início dos encontros
Valor do
Investimento
R$ 120,00/mês
(Público externo)
R$ 80,00/mês
(Aluno Formação Percurso)